sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Viva pensando, mas viva.

Se a verdade e a mentira não existem, pouco importa o caminho que sigo, mas se elas existirem quais seriam as consequências do caminho que escolhi? Me questionei desta forma há alguns anos, e encontrei uma resposta que satisfez todas as minhas indagações. Aliás, hoje vivo esta resposta. Olhar ao redor é o suficiente para compreender a magnitude da vida, mas para os mais teimosos existe a ciência. Acho que menosprezar ou subjugar pensamentos e crenças alheias é a maior prova da infantilidade e imaturidade na mente de alguém, mas é dever de todos mostrar ao próximo o que consideramos correto. Talvez a grande falha nossa, enquanto humanos, seja que, apesar de tudo, somos ignorantes demais para abrir mão de nosso conforto apenas para sermos pessoas melhores, e espero ter sido claro o suficiente nesta irônia proposta. Não quero, de forma alguma, ser tomado como dono da verdade, ou que pensem em mim como um ser arrogante. Muito pelo contrário, vivo desafiando meus companheiros à refletir sobre tudo que ouvem ou lêem, muito embora a alienação em massa, a promoção da ignorancia e a privação do conhecimento público afetem consideravelmente a capacidade de análise de um percentual robusto da população brasileira. Sim, diante disto tudo até mesmo o meu raciocínio se torna desconfiável para mim mesmo, porém procuro sempre reavaliar o que penso, o que acredito, da mesma forma que assim propus anteriormente. Pense com o cérebro, mas viva com o coração, a inversão destes papéis fundamentais concebe pessoas como eu: imaturas, incapazes e que acreditam estar cheias de razão.
Eu busco uma cura, e você?

3 comentários:

  1. Muito bom texto! :D
    Sabe o que eu sempre falo?
    Deixe a ciência e a sua teimosia... uma dia ela vai acabar provando tudo isso que a gente já sabe que é verdade. E, bom... sabemos que A Verdade é inquestionável, né?

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o blog sam... adorei !! E assino embaixo do comentário da laurinha. :D

    ResponderExcluir